A Organização da Saúde (OMS) divulgou um grande relatório alertando que os casos de diabetes praticamente quadruplicaram nos últimos anos: saltou de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014. A Organização disse ainda que o mundo está enfrentando uma 'marcha implacável' de diabetes que já afeta quase 1 em 11 adultos.
Além disso, os níveis elevados de açúcar no sangue são 'culpados' pelas 3,7 milhões de mortes por ano. A OMS diz que os números continuarão a aumentar se "ações drásticas" não forem tomadas.
O relatório coloca os tipos 1 e 2 de diabetes juntos, mas o aumento de casos se deve principalmente ao tipo 2, que está ligado à alimentação pouco saudável.
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Com o aumento do número de pessoas acima do peso no mundo - atualmente, 1 em cada 3 tem sobrepeso -, os casos de diabetes também aumentaram.
"A diabetes é uma doença silenciosa, mas está em uma marcha implacável que precisamos interromper", diz Etienne Krug, da OMS.
"Podemos interrompê-la, sabemos o que precisa ser feito - não podemos deixá-la evoluir como tem ocorrido, porque isso tem um impacto enorme na saúde das pessoas, famílias e sociedade."
O descontrole de níveis de açúcar no sangue tem consequências devastadoras. Ele triplica os riscos de ataque cardíaco e aumenta em 20 vezes as chances de a pessoa ter a perna amputada, além de aumentar os riscos de derrame, falência nos rins, cegueira e complicações na gravidez.
A diabetes é a oitava maior causa de morte no mundo - são 1,5 milhão de mortes por ano.
Mas outras 2,2 milhões de mortes são relacionadas a altos níveis de açúcar no sangue. E 43% dessas mortes ocorreram antes dos 70 anos.
(com informações do site BBC)