Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacinas

OMS convoca redes sociais para barrar notícias falsas

Agência Estado
02 dez 2019 às 10:10
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A preocupação com o impacto da internet e das redes sociais na divulgação de notícias falsas sobre vacina fez a OMS (Organização Mundial da Saúde) convocar gigantes de tecnologia, como o Facebook e o YouTube, para participar de uma reunião com técnicos do órgão para buscar soluções contra a disseminação de fake news sobre o tema.

A desinformação sobre vacinas tem sido apontada como um dos fatores para a queda da cobertura de alguns imunizantes no Brasil e no mundo, o que trouxe de volta surtos de doenças até então controladas, como o sarampo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reunião ocorreu em outubro, na sede da OMS em Genebra, na Suíça, e foi organizada pela VSN (Vaccine Safety Net), rede criada pela organização para reunir sites com informações confiáveis sobre vacinas. "O workshop teve como objetivo promover a aprendizagem conjunta entre uma série de parceiros envolvidos na produção e disseminação de informações sobre a importância e os benefícios das vacinas para proteger a saúde", informou a OMS, em nota ao Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Imunize!

Doses de vacina contra dengue que não foram usadas serão redistribuídas

Imagem de destaque
Zona Oeste

Referência em atendimento de casos de dengue, UPA Sabará mantém atendimento de urgência em ortopedia

Imagem de destaque
Bolsonaro e + 15

Veja lista de indiciados pela PF sob suspeita de fraude em cartão de vacinação

Imagem de destaque
Alerta

Brasil passa de 1,8 milhão de casos de dengue em 78 dias e bate recorde histórico


A médica Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), é a única brasileira a fazer parte do conselho consultivo da VSN e esteve presente no encontro de outubro. Ela conta que foram formados grupos de trabalho para buscar formas de ampliar fontes confiáveis sobre vacinas na internet. "A ideia é que ainda neste ano sejam apresentadas sugestões de negociações com essas plataformas digitais", conta.

Procurados para comentar as estratégias usadas para combater informações falsas sobre saúde, Facebook e YouTube disseram estar aprimorando suas tecnologias para promover fontes confiáveis de informação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade