O médico oncologista de Londrina Rafael Onuki Sato é mais uma vítima das fake news, as mentiras contadas em forma de notícia que são distribuídas em redes sociais, como Facebook ou Whatsapp. A ele, foi atribuída a informação falsa de que o chá de folhas de graviola curaria o câncer. A história dele foi contada por Dráuzio Varella, em uma reportagem veiculada na revista digital Fantástico, veiculada na noite de domingo (2).
As fake news são produzidas em textos, áudios e até vídeos, feitas geralmente com informações superficiais, mas frequentemente atribuídas a profissionais que atuam em áreas específicas, para dar uma espécie de sustentação à mentira. Foi o que ocorreu com Sato, que tornou-se vitima da "indústria" de fake news sobre saúde em abril deste ano. ''Foi um áudio, onde tinha uma mensagem de texto inicial com o meu nome, minha formação e onde eu trabalho. Neste áudio, a pessoa em questão falava sobre os benefícios do chá da folha de graviola na cura do câncer'', comenta no vídeo exibido no Fantástico.
Onuki publicou em seu perfil no Facebook uma foto do registro de boletim de ocorrência contra o autor da mensagem, apontando que o áudio é editado e que, em nenhum momento, menciona seu nome. Além disso, condena o conteúdo do áudio, que contém informações infundadas referentes a outros assuntos de saúde.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
O oncologista também gravou um vídeo para desfazer o estrago provocado pela notícia falsa. "Sou totalmente contra o conteúdo veiculado no áudio. Mesmo assim, eu sofri milhares de ataques, como 'você é um vendido', 'você pode estar sendo comprado pela indústria farmacêutica para não falar mais sobre o assunto'. Fui muito atacado nas redes sociais", lamenta.