Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mentiras na internet

Oncologista de Londrina é alvo de fake news sobre câncer

Redação Bonde
03 dez 2018 às 14:46
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O médico oncologista de Londrina Rafael Onuki Sato é mais uma vítima das fake news, as mentiras contadas em forma de notícia que são distribuídas em redes sociais, como Facebook ou Whatsapp. A ele, foi atribuída a informação falsa de que o chá de folhas de graviola curaria o câncer. A história dele foi contada por Dráuzio Varella, em uma reportagem veiculada na revista digital Fantástico, veiculada na noite de domingo (2).

As fake news são produzidas em textos, áudios e até vídeos, feitas geralmente com informações superficiais, mas frequentemente atribuídas a profissionais que atuam em áreas específicas, para dar uma espécie de sustentação à mentira. Foi o que ocorreu com Sato, que tornou-se vitima da "indústria" de fake news sobre saúde em abril deste ano. ''Foi um áudio, onde tinha uma mensagem de texto inicial com o meu nome, minha formação e onde eu trabalho. Neste áudio, a pessoa em questão falava sobre os benefícios do chá da folha de graviola na cura do câncer'', comenta no vídeo exibido no Fantástico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Onuki publicou em seu perfil no Facebook uma foto do registro de boletim de ocorrência contra o autor da mensagem, apontando que o áudio é editado e que, em nenhum momento, menciona seu nome. Além disso, condena o conteúdo do áudio, que contém informações infundadas referentes a outros assuntos de saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crianças e idosos

Londrina inicia vacinação contra a gripe para crianças e idosos neste sábado

Imagem de destaque
228% de ocupação

Londrina: HU suspende atendimentos no pronto-socorro devido à superlotação

Imagem de destaque
Saiba mais

INSS amplia pedido de auxílio-doença sem perícia por meio do Atestmed

Imagem de destaque
Cuide-se!

Saiba como evitar doenças em meio a mudanças bruscas de temperatura


O oncologista também gravou um vídeo para desfazer o estrago provocado pela notícia falsa. "Sou totalmente contra o conteúdo veiculado no áudio. Mesmo assim, eu sofri milhares de ataques, como 'você é um vendido', 'você pode estar sendo comprado pela indústria farmacêutica para não falar mais sobre o assunto'. Fui muito atacado nas redes sociais", lamenta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade