Pessoas com constantes inflamações nos lóbulos das orelhas pelo uso de brincos de metal podem ser alérgicas ao material. A causa da alergia é a sensibilidade ao produto que pode demorar anos para se manifestar. Uma vez que a inflamação acontece à determinada substância, a alergia é para sempre.
De acordo com Márcia Grieco, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, o corpo humano desenvolve anticorpos específicos e cria uma "memória", logo não há remédio que bloqueie o processo. "antialérgicos à base de corticóides ou outras substâncias podem ser prescritos uma vez que o quadro clínico esteja instalado. Depois da crise é importante evitar o uso de objetos que desencadeiam a reação", explica a médica.
A alergia a metais é devido à presença, sobretudo do níquel, que dá o brilho às bijuterias. Os sintomas mais comuns da reação ao material são: coceira, inchaço, vermelhidões locais e algumas vezes o surgimento de uma secreção aquosa com mau odor. As bijuterias podem ser substituídas por produtos como acrílico, madeira, ouro e prata (com JANAÍNA GOMES - TREE COMUNICAÇÃO).