A família de uma jovem de 28 anos que morreu no Hospital Universitário (HU) de Londrina, em decorrência de ferimentos sofridos em um acidente de moto em Califórnia (19 km ao sul de Apucarana), autorizou a doação de órgãos da vítima. A morte da moça foi confirmada por volta das 18h deste domingo (27).
Segundo a coordenadora da Comissão de Procura e Órgãos e Tecidos para Transplante da 17ª regional de Saúde, Ogle Bacchi, serão doados coração, fígado, rins e as córneas da vítima. Os dois primeiros já foram encaminhados a Curitiba na tarde desta segunda-feira (28), onde são aguardados por pacientes vindos das respectivas listas de espera.
Os rins passarão por testes de compatibilidade que devem ficar prontos até a manhã desta terça (29). Os centros de referência de Londrina, Maringá e Curitiba já foram acionados para iniciar os cuidados pré-cirúrgica de possíveis receptores.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
No caso das córneas, elas serão preparadas como lentes e submetidas a testes de viabilidade que devem ficar prontos em até 24 horas. Caso possam ser aproveitadas, serão destinadas aos primeiros pacientes da lista estadual.
A identidade da vítima foi preservada para não atrapalhar o andamento das listas de espera.