Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

O poder da gema

Ovo ajuda a absorver nutrientes da salada, diz estudo

Redação Bonde
04 dez 2015 às 16:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

Não é de hoje que os cientistas sabem que a gordura facilita o aproveitamento dos carotenoides, substâncias presentes em vegetais amarelos, vermelhos e laranja e bastante associadas à prevenção de doenças.

Daí o conselho de temperar a salada com o azeite de oliva. Agora, uma equipe da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, percebeu que o ovo de galinha também abre as portas para os carotenoides.


Na pesquisa, 16 voluntários tiveram de comer três tipos de salada em momentos diferentes: uma só com vegetais, outra com um ovo e meio mexido e uma terceira com três ovos mexidos. Foi na última refeição que ocorreu a maior absorção dos nutrientes bem-vindos.


Mas, nesse caso, não adianta abrir mão da gema. "É nela que está a maior parte da gordura do ovo", justifica a nutricionista Carla Cristina de Morais, mestre em nutrição e saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Embora o trabalho tenha sido feito com a versão mexida, na sua casa você pode apostar na opção cozida. Só não exagere.


Duplas de sucesso
Outras combinações para aproveitar melhor os nutrientes


Arroz + feijão: o arroz possui metionina e o feijão, lisina. Quando esses dois aminoácidos se juntam, temos uma proteína de alto valor biológico. Ou seja, completa e prestativa para o organismo.


Feijão + fruta cítrica: o feijão é rico em um tipo de ferro mais difícil de ser aproveitado. Mas, se uma fonte de vitamina C, como a laranja, entra na jogada, o mineral é mais bem absorvido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Banana + farelo de trigo: esses alimentos têm fibras diferentes. Enquanto a banana fornece a versão solúvel, que reduz o colesterol, o farelo de trigo é fonte da fibra insolúvel, parceira em casos de constipação.
(com informações do site M de Mulher)


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas