Um paciente internado na Irmandade Santa Casa de Londrina recebeu um coração nesta quinta-feira (6). O homem tem 32 anos, é morador de Jataizinho, região metropolitana de Londrina, e estava na fila para receber o órgão há pelo menos cinco meses.
O coração é de um doador de Arapongas, que estava internado no Hospital Regional João de Freitas. O adolescente de 17 anos sofreu morte encefálica após um acidente de trânsito.
Equipes médicas iniciaram a captação do órgão às 10h. De acordo com a Central de Transplantes da Regional Norte, o coração chegou em Londrina por volta das 13h. O transporte foi feito pelo helicóptero do Grupamento Aeropolicial - Resgate Aéreo (Graer).
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Segundo informações da assessoria de imprensa da Santa Casa, a cirurgia teve duração de aproximadamente quatro horas e foi bem sucedida. O procedimento começou às 13h15 e terminou às 17h40. O paciente foi encaminhado a UTI do hospital, com alta que depende da evolução nos próximos dias.
O paciente estava na fila de espera por um coração, depois de ter sido diagnosticado com insuficiência cardíaca há 4 anos. O cirurgião cardíaco Arnaldo Okino foi quem comandou o transplante, com uma equipe de 8 pessoas entre médicos e enfermagem.
Este foi o terceiro transplante cardíaco realizado este ano na Santa Casa, que é o único hospital do interior do Paraná credenciado pelo Ministério da Saúde para transplante de coração.
(Atualizado às 18h09)