A Faculdade Inspirar é uma das primeiras instituições de ensino no Brasil a praticar uma técnica de aprendizagem chamada de Hands On. O curso, que tem como característica principal o atendimento personalizado de pacientes, ocorrerá entre os dias 23 e 27 deste mês. Os pacientes, selecionados no Hospital de Clínicas, serão tratados de Disfunções Pélvicas, como por exemplo, disfunções sexuais e incontinência urinária.
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica e professor do curso da Inspirar, Gustavo Latorre, o Hands On é uma proposta que se aproxima do estágio supervisionado. "Quantas vezes o profissional pode voltar à época do estágio para sanar dúvidas que aparecem durante uma avaliação?", explica.
Segundo Latorre, para os pacientes que serão tratados durante o curso, essa é uma oportunidade ímpar, uma vez que os especialistas nessa área ainda são poucos no Brasil. "São raríssimos os casos de hospitais que contam com fisioterapeutas especializados na área pélvica, logo esses pacientes terão suas condições pélvicas, seja da parte urinária, anorretal ou sexual, avaliadas por profissionais especializados", afirma.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Novidade
Durante o curso, serão trabalhadas as técnicas do neopompoarismo, que se trata de uma adaptação e reorganização das manobras tradicionais do pompoarismo (exercícios que potencializam as funções sexuais femininas). "Vivemos em meio a uma nova revolução sexual voltada à melhoria da qualidade, ou seja, diferente da liberação que ocorreu nas décadas de 60 e 70", afirma Latorre. De acordo com ele, atualmente as pessoas buscam melhorar o desempenho sexual, o que influencia na própria qualidade de vida.