Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nada comprovado

Pacientes que usam hidroxicloroquina já não acham o remédio em farmácias

Phillipe Watanabe e Nicola Pamplona - Folhapress
20 mar 2020 às 10:07
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As palavras do presidente americano, Donald Trump, que disse nesta quinta-feira (19) que a hidroxicloroquina pode ter eficácia contra o coronavírus, apesar da falta de evidências científica robustas, fizeram a droga desaparecer das prateleiras de drogarias pelo país.

Portadora de artrite reumatoide e síndrome de Sjögren, a oficial de Justiça Flávia Brasil, de Niterói, região metropolitana do Rio, precisou recorrer a uma farmácia em Maricá, a cerca de 30 quilômetros de sua casa, para comprar a medicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na tarde desta quinta, ela havia tentado encontrar em farmácias próximas de sua residência, mas não teve sucesso. "Pessoas que não necessitam desse medicamento correram para as farmácias e mesmo sem receita, sem prescrição médica, estão conseguindo comprar", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa


"Se a gente fica sem esse medicamento, a gente vai entrar em crise na nossa doença e ficar ainda mais em risco", diz. "Por isso, queria fazer um apelo para as pessoas não comprarem e principalmente para as farmácias não vender se as pessoas não apresentarem receita."

Publicidade


Uma médica de Belém (PA) que tem lúpus e usa o medicamento também não o encontrou nas farmácias da cidade e ouviu de funcionários que pessoas compraram caixas do remédio por causa do coronavírus. Uma amiga dela conseguiu comprá-lo numa cidade a 200 km de distância.


Também há relatos da procura sem sucesso em Teresina e Goiânia.

Publicidade


A reportagem entrou em contato com farmácias da região central de São Paulo e, na maior parte delas, houve grande procura relacionada ao coronavírus e venda de todo estoque. Não é necessário ter receita para comprar o remédio, e as farmácias têm poucas caixas disponíveis por loja.


Maurício Nogueira, virologista e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, afirma que o uso da cloroquina não significa cura e que o medicamento tem efeitos colaterais. "A população não deve tomar a medicação para prevenir nem usar sem receita médica", diz.

Publicidade


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirmou que os medicamentos são registrados para o tratamento da artrite, lupus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária e que, apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19.


"Assim, não há recomendação da Anvisa, no momento, para o uso em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação. Ressaltamos que a automedicação pode representar um grave risco à sua saúde."

Publicidade


Pelo Twitter, Arthur Weintraub, assessor especial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), citou a droga: "Quero compartilhar um estudo. Nada definitivo ainda. Cloroquina (mencionada por Trump) aliada à azitromicina (antibiótico). Vejam os gráficos. Precisa ser confirmado, mas aparentemente há eficácia no tratamento".


Um estudo clínico (em humanos) aberto e não randomizado francês usou a hidroxicloroquina associada a azitromicina em 20 pacientes. Houve redução ou desaparecimento da carga viral nos pacientes doentes.

Mas, por ter sido feito com poucos pacientes, as conclusões do estudo sobre a eficácia da combinação são limitadas. Além disso, segundo Nogueira, a pesquisa não indica a evolução clínica dos doentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade