Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dados da OMS

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Ana Estela de Sousa Pinto - Folhapress
01 jun 2020 às 09:13
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia de coronavírus interrompeu parcial ou totalmente o tratamento de doenças não transmissíveis que agravam os problemas da Covid-19. Em mais da metade dos países (53%) o tratamento de hipertensão foi afetado, mostra pesquisa feita em maio e divulgada nesta segunda (1º) pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em 49%, houve prejuízo ao tratamento de diabetes e complicações relacionadas à doença; 42% o tratamento de câncer foi afetado e emergências cardiovasculares ficaram sem atendimento em 31% dos 155 países que passaram informações à OMS.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O problema afeta também o Brasil. Reportagem da Folha mostrou que em São Paulo, hospitais registraram queda de até 70% em atendimentos cardiológicos desde o início da pandemia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


"Não apenas as pessoas com essas doenças são mais vulneráveis a ficar gravemente doentes com o vírus, mas muitas estão incapazes de acessar o tratamento necessário", disse Bente Mikkelsen, diretor do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS.

Publicidade


As doenças não transmissíveis matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo. Do total, 15 milhões dos óbitos têm de 30 a 69 anos.


Até a manhã desta segunda, mais de 6 milhões de pessoas haviam morrido por causa do coronavírus no mundo, e o agravamento de casos por causa das doenças pré-existentes foi verificado em vários países.

Publicidade


Na Itália, por exemplo, 67% dos óbitos tinham hipertensão e 31% tinham diabetes tipo 2, segundo a OMS.


Na Espanha, entre os pacientes com doença grave de COVID-19, 43% tinham doenças cardiovasculares existentes.

Publicidade


Além de tratamentos, os serviços de reabilitação foram interrompidos em quase dois terços (63%) dos países, o que a organização considera sério, porque reabilitação é chave para uma recuperação saudável de casos graves da Covid-19.


A pandemia afetou também a prevenção: programas públicos de triagem (por exemplo, para câncer de mama e colo do útero) foram reduzidos em mais de 50% dos países.

Publicidade


Na maioria (94%) dos países que responderam, funcionários da saúde pública que antes atendiam aos casos de doenças não transmissíveis foram transferidos para combater a pandemia de coronavírus.


Diminuição no transporte público disponível, escassez de medicamentos, equipamentos e capacidade de diagnóstico também foram causas citadas.

Segundo Mikkelsen, "ainda levará algum tempo até que possamos conhecer toda a extensão do impacto das interrupções nos cuidados de saúde durante o Covid-19 em pessoas com doenças não transmissíveis".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade