Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atendimentos suspensos

Pandemia afetou sistema de saúde em 90% dos países, diz OMS

Ana Estela de Sousa Pinto - Folhapress
01 set 2020 às 09:03
- Rovena Rosa/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O atendimento de saúde de 90% dos países do mundo foi afetado pela pandemia de coronavírus, indica relatório divulgado nesta segunda (31) pela OMS (Organização Mundial da Saúde).


A pesquisa, com dados de 105 países em cinco regiões de março a junho de 2020, indica que foram interrompidos atendimentos de rotina e eletivos. Nos países mais pobres, atendimentos críticos, como diagnóstico de câncer e tratamento de HIV, também chegaram a ser suspensos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Prontos-socorro e cirurgias de emergência foram afetados em um quinto dos países analisados, e quase um quarto teve transfusões de sangue interrompidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais de 58 mil casos no PR

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue; 94 mortes desde o início do ano

Imagem de destaque
Entenda

'Quadro psicótico', diz Vanessa Lopes ao falar sobre o que a fez sair do BBB

Imagem de destaque
Alerta

Idosos e crianças fazem parte dos grupos de risco para dengue grave

Imagem de destaque
Suspeita de dengue

Postos de saúde da zona sul de Londrina tiveram movimento intenso neste sábado


No Brasil, dados coletados de fevereiro a maio pela Academia Nacional de Medicina mostraram queda de 60% nas cirurgias de urgência durante a pandemia de Covid-19, enquanto da taxa de mortalidade nesses procedimentos subiu de 5,2% para 6,9%.

Publicidade


Na Itália, um dos países mais atingidos pela pandemia no mundo, as interrupções no sistema de saúde podem ser responsáveis por mais mortes que o coronavírus, segundo levantamentos de várias instituições.


"O levantamento mostra falhas nos nossos sistemas de saúde, mas ajuda a nos prepararmos para futuras pandemias", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.


Em média, os países enfrentaram interrupções em metade de 25 serviços acompanhados. As maiores lacunas aconteceram em vacinações (70% em campanhas de campo e 61% nos postos de saúde), diagnóstico e tratamento de doenças não transmissíveis (69%), planejamento familiar e contracepção (68%).

Diagnóstico e tratamento de câncer foram afetados em 55% dos países. Áreas como tratamento dental e reabilitação foram suspensas preventivamente por muitos governos, como parte da política de combate à epidemia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade