A água, mais que vital para o corpo humano, é parte integrante do nosso organismo. A quantidade diária consumida adequadamente traz inúmeros benefícios, sendo que muitas doenças podem ser tratadas e prevenidas através desse simples gesto.
Para as crianças, a água é ainda mais importante. Como sua massa corporal é menor que a dos adultos, ela retém mais calor do ambiente, sendo então ainda mais indispensável para garantir a hidratação dos pequenos, principalmente aqueles que não param quietos e estão sempre praticando algum esporte, tão comum à essa faixa etária.
A água é fundamental na vida do indivíduo desde o período em que seu único alimento é o leite materno. A bióloga Manuela Seidel explica a relação da bebida com o desenvolvimento do corpo.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
"É neste período que a mãe deve ingerir uma quantidade adequada de água, aproximadamente 30 mililitros por quilo do peso dela, para que o filho absorva a quantidade necessária do líquido", recomenda.
"Após este tempo, a água deve ser incorporada ao dia a dia da criança, sendo oferecida para ela constantemente", complementa a bióloga.
Nesse sentido, um dos problemas mais preocupantes dos dias atuais é a incidência da obesidade infantil.
Um estudo feito pelas Universidades Europeias Dortmund, na Alemanha e Witten-Herdecke, na Inglaterra, constatou que existe uma relação íntima entre o aumento da ingestão diária de água e a diminuição do risco de excesso de peso nas crianças.
Para a conclusão da pesquisa, parte de quase três mil alunos foi incentivada a tomar um copo a mais de água por dia do que de costume. Em um período de um ano, o risco de excesso de peso nas crianças que ingeriram mais água caiu 31%.
Seidel explica a dinâmica da pesquisa. "Isso se explica porque, se a ingestão de água não for adequada, a realização das funções do nosso organismo não acontece de forma eficiente."
(Com informações de Vix)