Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa americana

Para melhor rendimento, aulas devem começar após às 8h

Redação Bonde com UFPR
13 nov 2017 às 17:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os horários escolares brasileiros são inadequados à aprendizagem. É o que apontam os estudos de Cronobiologia, área da ciência que estuda os ritmos biológicos. O assunto entrou em voga após o Nobel de Fisiologia ou Medicina premiar pesquisadores por suas descobertas sobre o relógio biológico interno dos seres vivos (conhecido por ritmo circadiano) e a Associação Brasileira do Sono (ABS) publicar manifesto a respeito dos horários escolares no País.

Os americanos ganhadores do Nobel isolaram o gene que controla o ritmo biológico dos seres vivos. De acordo com um comunicado do Instituto Karolinska de Estocolmo, responsável pela premiação, esse gene codifica uma proteína que se acumula nas células durante a noite e se degrada durante o dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ritmo circadiano influencia em questões como o sono, níveis hormonais e comportamento das pessoas. Sua desregulação pode ocasionar depressão ou o fenômeno "jet lag", o que significa que a saúde está afetada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Imagem de destaque
Dados do Ministério da Saúde

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença


Nesse sentido, a Associação Brasileira do Sono se posicionou a favor da mudança da organização temporal das escolas como uma das medidas fundamentais no processo de melhoria no desempenho acadêmico dos estudantes.

Publicidade


Segundo a instituição, além de causar problemas de saúde, a restrição de sono afeta o desempenho acadêmico de duas formas. Antes da aprendizagem: por aumentar a sonolência reduzindo a atenção e a prontidão. Após a aprendizagem: compromete sua consolidação, pois durante o sono o cérebro está ativo e trabalhando a serviço da consolidação da memória.



Sono e aprendizagem

O coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana (Labcrono) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Fernando Mazzilli Louzada, destaca que para crianças em idade escolar, entre 6 e 13 anos, é recomendado de nove a 11 horas diárias de sono. Já adolescentes, entre 14 e 17 anos, devem dormir de oito a dez horas.

Publicidade


Para a ABS, adolescentes têm maior dificuldade em antecipar os horários de dormir e acordar para se adaptar aos horários escolares matutinos, principalmente os que se iniciam antes das 8h. Por isso, a associação propõe que o início das aulas para os estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio ocorra, preferencialmente, a partir das 8h30.


"Iniciar os estudos nesse horário permite um mínimo de quantidade e qualidade de sono e melhor aprendizagem. Obrigar o estudante a acordar muito cedo acaba impedindo que ele durma o tempo necessário", explica Louzada.

Estados Unidos é o país mais avançado nesse aspecto, porém outros países como Inglaterra e Israel já mostram experiências positivas. "É importante ressaltar que na maioria dos países europeus as aulas já começam após as 8 horas", relata o professor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo