Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imunização

Paraná anuncia acordo com Rússia para produção de vacina contra novo coronavírus

Everton Lopes Batista e Katna Baran - Folhapress
11 ago 2020 às 13:15
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Paraná deve assinar na quarta-feira (12) um acordo com a Rússia para a produção de uma vacina contra o novo coronavírus, afirmou Jorge Callado, presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) nesta terça-feira (11).


Segundo Callado, a previsão inicial é que a imunização esteja disponível no segundo semestre de 2021.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É importante não queimar etapas, e a investigação [científica] é fundamental agora. Como o termo prevê estudos e validações, não vejo a possibilidade de atrasos", disse Callado ao canal de notícias GloboNews.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


A parceria foi discutida em reunião no dia 24 de julho, em Brasília, entre o secretário da Casa Civil, Guto Silva, e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

Publicidade


Na ocasião, o governo paranaense colocou à disposição a estrutura e técnicos Tecpar.


"Tivemos a aprovação do embaixador e agora os protocolos do acordo serão preparados pelas equipes do Paraná e da Rússia", disse o chefe da Casa Civil na ocasião.

Publicidade


A imunização em questão foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. Nesta terça (11) o presidente da Rússia Vladimir Putin anunciou que a vacina havia recebido aprovação regulatória do Ministério da Saúde do país. Esse é o primeiro registro de uma vacina contra o novo coronavírus feito no mundo.


O anúncio do governo russo gerou desconfiança na comunidade científica. Nenhum resultado dos estudos que levaram ao desenvolvimento da imunização foi publicado em periódicos especializados até o momento, prática comum no meio científico.

Publicidade


Vacinas podem levar anos até serem disponibilizadas à população e precisam passar por uma série de estudos em animais e em humanos para comprovar segurança e eficácia. Os testes clínicos, feitos em humanos, são divididos em três diferentes fases.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) que acompanha as mais de 160 vacinas em desenvolvimento contra a Covid-19 no mundo todo, a substância criada pelo Gamaleya ainda está na primeira fase dos testes clínicos.


De acordo com Callado, do Tecpar, é possível que uma terceira fase de testes clínicos com a vacina seja feita no Brasil. "Esperamos que os resultados sejam positivos, pois o Gamaleya é um laboratório de referência internacional", afirmou.

O governo do Paraná possui uma reserva orçamentária de R$ 200 milhões para a compra de vacinas contra a Covid-19. Metade do valor sairá do caixa da secretaria estadual da Saúde e a outra parte é resultado de um repasse da Assembleia Legislativa do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade