Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nas crianças

Paraná aplica 17 mil doses da vacina contra o sarampo no Dia D

AEN-PR
22 out 2019 às 11:42
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O balanço parcial do Dia D de vacinação contra o sarampo no Paraná registra 17 mil doses aplicadas no último sábado (19). A mobilização foi dirigida às crianças de seis meses até cinco anos, mas todos que compareceram aos postos puderam receber a dose. No Estado, cerca de 1,8 mil salas de vacinação abriram para imunizar a população.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 9,7 mil crianças foram imunizadas dentro da faixa etária priorizada para o Dia D. O público-alvo foi definido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus da doença em todo o País.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Receberam a vacina 5.575 crianças menores de um ano e 4.124 crianças na faixa de um a quatro anos. Na faixa acima de cinco até 29 anos foram aplicadas 7.305 doses da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Leia mais:

Imagem de destaque
UNIDADE DO JARDIM DO SOL

Após desabamento de forro, UPA de Londrina pode ser transferida para prédio na Faria Lima durante obras

Imagem de destaque
PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS

Cambé inicia vacinação contra dengue nesta terça-feira (27)

Imagem de destaque
Mais de 58 mil casos no PR

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue; 94 mortes desde o início do ano

Imagem de destaque
Entenda

'Quadro psicótico', diz Vanessa Lopes ao falar sobre o que a fez sair do BBB


"A vacina é a única forma de proteção. O Paraná está mobilizado nesta campanha nacional e ações integradas entre o Governo do Estado, Regionais de Saúde e secretarias municipais de saúde estão sendo realizadas para atingirmos a meta de mais de 95% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Publicidade


A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou em 7 de outubro. Na primeira fase, até o dia 25 deste mês, seguirá imunizando crianças de seis meses até cinco anos. A segunda etapa será de 18 a 30 de novembro e priorizará os adultos jovens, entre 20 e 29 anos, com Dia D também em um sábado (30/11).


"O Dia D é importante para chamar a atenção da população-alvo, mas todas as pessoas que comparecerem aos postos de saúde poderão ser imunizadas. É uma oportunidade de colocar em dia a carteira de vacinação, que é o passaporte para a saúde de todos”, informou Beto Preto.


Balanço – Segundo dados parciais do Ministério da Saúde, do início da campanha até agora, o Paraná registra cobertura vacinal entre 95% e 100% para a faixa de menores de um até dois anos incompletos, com aplicação de mais de 121 mil doses. A vacinação seletiva, de seis meses a 11 meses aponta cobertura de 76,5%, com cerca 45 mil doses aplicadas. Na faixa de 20 a 29 anos, a cobertura até agora é de 3,78%, com 58.251 doses aplicadas.

"Diante do cenário de 157 casos de sarampo confirmados no Paraná na semana passada, reforçamos a orientação para que toda a população procure uma unidade de saúde para atualização da situação vacinal. O sarampo é uma infecção altamente contagiosa”, complementa Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade