Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Paraná confirma primeiro caso da variante Ômicron no Estado

Redação Bonde com AEN
12 jan 2022 às 11:06
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná confirmou nesta quarta-feira (12) que detectou o primeiro caso da variante Ômicron. A Sesa (A Secretaria de Estado da Saúde) informou que se trata de um homem de 24 anos, morador de Curitiba, que apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de dezembro de 2021, e teve a confirmação no dia 18. O caso apareceu em um exame do Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), e logo foi enviado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, que fez o sequenciamento genômico e identificou a nova variante.


"A variante Ômicron é cerca de 2 ou 3 vezes mais transmissível que a Delta, muito semelhante ao vírus do sarampo. Mas aparentemente menos grave que outras ondas, sobretudo por conta da grande cobertura vacinal no Paraná. É importante frisar que os quadros têm sido leves, mas temos paranaenses que não tomaram nenhuma dose da vacina e ainda não retornaram para a dose de reforço", afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto. "Se não houver a vacinação, que está disponível nas unidades de saúde, casos mais graves vão acontecer".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Secretaria de Saúde, já existe transmissão comunitária da variante Ômicron no Paraná. Os dados podem ser constatados pela evolução de casos em janeiro. Somente nos primeiros 11 dias, foram identificados 40.164 infectados. Como comparativo, em dezembro, o total foi de 9.165.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oitavo mais frequente no mundo

Abril azul claro: alerta sobre o câncer de esôfago

Imagem de destaque
Dia Mundial da Malária

Gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas pela malária

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Entenda

Saiba quais são as formas legais de acesso a Cannabis para uso medicinal no Brasil


O número de casos no começo de 2022 ano se assemelha a janeiro de 2021, no início da vacinação, que registou 44.174 casos (em 11 dias). A média móvel dos casos teve um salto de 1.914,5% em relação aos 14 dias anteriores, na casa de 4.175 por dia.

Publicidade


Até o momento, não há previsão de novas medidas restritivas para conter o avanço dos casos, mas o secretário apela à população para que adote os cuidados preventivos, a fim de evitar a transmissão desenfreada. 


"Todas as medidas estão no nosso radar, mas nesse momento qualquer tipo de aglomeração fora do comum deve ser evitada. Precisamos retomar os cuidados, caso contrário vamos ver nossos hospitais apresentarem grande lotação nos próximos dias", complementou.


Leia mais na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade