Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inspirando projeto nacional

Paraná é referência nacional em regulação de leitos, consultas e exames

Agência Estadual de Notícias
21 fev 2017 às 09:19

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu nesta segunda-feira (20) uma comitiva do Ministério da Saúde que veio ao Paraná conhecer um pouco mais sobre o sistema de regulação adotado pelo Estado. A visita faz parte do processo de elaboração de um projeto em âmbito nacional, que terá como base a experiência paranaense no setor.

"Atualmente, o sistema em funcionamento no Paraná é um dos melhores do Brasil. O que queremos é que os resultados alcançados aqui sejam reproduzidos no restante do país, reduzindo as filas para internações, consultas e exames", disse o chefe da comitiva, Joaquim Costa, que é diretor do departamento de monitoramento e avaliação do SUS no Ministério da Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Implantado em 2012, o sistema online permite o agendamento de consultas e exames especializados, além da oferta de leitos hospitalares, inclusive de UTI. A ferramenta ampliou o controle do Estado em relação à infraestrutura e a oferta de serviços vinculados à rede pública de saúde. Foi possível otimizar os recursos e agilizar o atendimento dos pacientes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


De acordo com Costa, a ideia é usar cada vez mais a tecnologia da informação em favor da população que utiliza os serviços do SUS. "Temos que trabalhar mais com gestão e o que o Paraná está fazendo serve de modelo para nós. É preciso modernizar esta área de regulação", explicou o representante do Ministério da Saúde.

Publicidade




Controle

Hoje, o sistema de regulação do Paraná tem o controle de 100% dos leitos credenciados à rede pública de saúde. Isso significa que a Central de Regulação do Estado sabe, em tempo real, exatamente qual a estrutura está disponível para receber pacientes que necessitam de um determinado tipo de assistência.


A ferramenta também é responsável por gerenciar o agendamento de 95% das consultas especializadas e ainda permite a marcação de exames. "Antigamente, tudo isso era feito na base do telefone e do fax. Com a modernização do sistema, conseguimos interligar a rede e reduzir significativamente o tempo de resposta às demandas", afirma o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Publicidade


Rede

Ao todo, 840 prestadores de serviços do SUS utilizam o sistema. Entre eles estão hospitais, centros de especialidades, clínicas e unidades de saúde. São pelo menos oito mil usuários cadastrados para gerenciar as informações. Todo o processo de implantação foi precedido de uma série de capacitações e o programa ainda está em construção, incluindo funcionalidades quando necessário.


"Trata-se de um sistema inteligente que se adapta a nossa realidade. Nos colocamos à disposição do Ministério da Saúde para ajudar no que for preciso. Experiências como esta devem ser compartilhadas. Quem ganha com isso é a população que depende do SUS", enfatizou Caputo Neto.

Ainda nesta semana a comitiva do Ministério visita a sede da Central de Regulação do Estado, em Curitiba, e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), responsável por desenvolver outros sistemas na área da saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo