O vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns participou nesta quinta-feira (11), em Curitiba, do lançamento do projeto do Hospital Espírita Dr. Bezerra de Menezes. O centro de medicina de alta complexidade terá 250 leitos, 20 salas cirúrgicas e 60 leitos de UTI e utilizará tecnologia avançada e de alto custo para diversos tipos de tratamentos. O atendimento será gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, que conta com o apoio de empresários ligados à causa espírita, teve o reconhecimento do governo estadual. "É um investimento importante em uma área fundamental, que é a da saúde. Nós consideramos a iniciativa muito importante, principalmente por seu caráter filantrópico", disse o vice-governador.
O hospital terá como principal característica a realização de cirurgias avançadas e minimamente invasivas, com uso de tecnologias como a robótica. O local contará com um centro de imagens avançadas para a realização de exames complexos como o PET Scan. Está previsto também um centro de radioterapia por prótons, com ênfase para o tratamento de câncer infantil.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
"Será uma estrutura moderna, voltada para o atendimento da comunidade de Curitiba e região, mas aberta a todos os paranaenses. Será também um centro de pesquisa, ensino e treinamento de profissionais da saúde, em parceria com as universidades", explicou o médico responsável pelo projeto, Nelson de Souza.
A expectativa é que o hospital inicie suas atividades em 2015.