Foi inaugurado neste sábado (17), em Marmeleiro, a segunda unidade do Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná - SIMPR. A unidade será referência para o atendimento de pacientes de 27 municípios do sudoeste e vai oferecer assistência especializada a dependentes de álcool, crack e outras drogas.
O SIMPR de Marmeleiro iniciará as atividades em uma sede provisória destinada ao acompanhamento de saúde e reinserção social dos pacientes através de atividades terapêuticas. Neste espaço também haverá atendimento a pacientes em crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período máximo de 12 dias.
Além do atendimento ambulatorial, o SIMPR de Marmeleiro contará em breve com uma unidade de acolhimento que disponibilizará moradia temporária a pacientes em tratamento. O serviço também deverá apoiar o paciente na busca de emprego, estudo e outras alternativas de moradia. O período máximo de acolhimento é de seis meses. A unidade de acolhimento deve começar a funcionar em 120 dias.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A previsão é que o serviço de acompanhamento clínico atenda inicialmente cerca de 50 pacientes adultos por dia. Para o espaço de acolhimento temporário, que ainda será inaugurado, a capacidade máxima de atendimento é de 15 pacientes. O encaminhamento será feito exclusivamente pela equipe da ala clínica.