Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diagnósticos

Paraná inaugura unidade da Fiocruz e ICC na terça

Redação Bonde
29 jul 2009 às 15:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para reduzir a dependência brasileira de importações e ofertar kits de diagnóstico para programas do Ministério da Saúde, será inaugurada na próxima terça-feira (4), em Curitiba, a Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde. Na mesma cerimônia, também será inaugurado o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná. As duas estruturas funcionarão no campus do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na Cidade Industrial em Curitiba. O Tecpar é vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Projetada para ser multifuncional, a Planta vai permitir realizar, no mesmo espaço, atividades de desenvolvimento, inovação e produção de insumos para kits de diagnóstico, com tecnologias de ponta e para ser aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


HIV e H1N1

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova atividade

Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer

Imagem de destaque
Recorde

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal

Imagem de destaque
Doença crônica

Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos

Imagem de destaque
Letalidade de até 80%

Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco


A planta já recebeu investimentos de R$ 15 milhões em obras e equipamentos. A infraestrutura começará a ser utilizada, ainda este ano, na produção de insumos para o kit brasileiro NAT HIV/HCV - teste para detecção dos vírus da Aids e da hepatite C. O teste será utilizado na triagem de das bolsas de doação de sangue.

Publicidade


A planta também poderá realizar, em breve, a produção de insumos para diagnóstico molecular da nova gripe (H1N1). Está sendo validada uma tecnologia nacional para a produção dos principais insumos que compõem o kit de diagnóstico.


Outros produtos, já em fase avançada de desenvolvimento, entrarão no portfólio da Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde, com destaque para o multiteste que é capaz de testar, ao mesmo tempo, até 100 doenças em até 100 indivíduos.

Publicidade


ICC


Já o Instituto Carlos Chagas ocupa uma área de 2,4 mil metros quadrados, com possibilidades de expansão para 4 mil metros quadrados. Neste espaço, funcionam atualmente oito laboratórios equipados com modernos aparelhos que possibilitam pesquisas sobre células-tronco, sequenciamento de DNA, identificação dos átomos que compõe uma substância, classificação de partículas microscópicasm entre outras.

Publicidade


Intercâmbio


Na terça-feira (4) também será celebrado um acordo entre o ICC/Fiocruz, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar e seis universidades estaduais: a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Universidade Estadual do Norte do Paraná.


O objetivo é a cooperação institucional para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná, no campo das biociências e da biotecnologia em saúde.

Com informações da Seti - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Supertior


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo