Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aedes aegypti

Paraná inicia novo ciclo de monitoramento da dengue

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 ago 2019 às 16:54
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) informou nesta terça-feira (13) que voltou a publicar semanalmente o boletim que monitora os casos de dengue, chikungunya e zika vírus no estado. A publicação foi interrompida para consolidação dos dados epidemiológicos de julho de 2018 a julho de 2019.

Encerrado no último dia 30, com a divulgação do boletim número 44, o período registrou 22.946 casos confirmados de dengue, com 23 óbitos. Foram 29 casos de chikungunya e 5 de zika vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O novo período sazonal vai acompanhar os casos da doença por mais um ano, até a última semana de julho de 2020.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


A Sesa registra e investiga sistematicamente os casos de dengue no Paraná desde 1.991 e com boletins periódicos desde 2008.

Publicidade


Paralelo ao monitoramento, a Secretaria da Saúde do Paraná apóia os municípios nas ações preventivas da dengue, orientando sobre eliminação dos criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


"Neste momento, de início de novo período epidemiológico da dengue, reforçamos nosso pedido para que a população participe deste combate. O mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para formar os criadouros e a melhor forma de prevenção da dengue é a eliminação destes depósitos", afirma o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Publicidade


Segundo o boletim da Sesa, 40,69% dos criadouros estão em locais que acumulam lixo como recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e entulhos de construção; 29,84% estão em vasos de plantas, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros e pequenas fontes ornamentais, 15,77% estão em depósitos de água ao nível do solo para armazenamento doméstico e 6,72% estão em pneus. "São criadouros removíveis, ou seja, que podem ser eliminados facilmente, com uma limpeza no quintal, nos terrenos e até dentro de casa, observando a geladeira, floreiras e os ralos", complementa a coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental, Ivana Belmonte.


Novo ciclo

Publicidade


O Informe Técnico da primeira semana do novo período epidemiológico, publicado nesta terça-feira (13), apresenta 583 notificações, 43 casos confirmados, distribuídos em 13 municípios. O boletim compreende a semana de 28 de julho a 10 de agosto de 2019.


Os municípios com maior incidência são Uraí, com 44,03 casos por 100 mil habitantes, Bandeirantes, com 19,03 casos e Amaporã, com 16,18 casos por 100 mil habitantes. O cálculo de incidência tem como base os dados populacionais do IBGE pesquisados para o TCU em 2018.

Em relação ao controle vetorial, que detecta a presença do mosquito transmissor nos domicílios, o Informe da Sesa confirma que 329 municípios apresentam disseminação e manutenção de focos e são considerados infestados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade