Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novo sorotipo

Paraná mantém alerta para dengue tipo 4

Agência Estado
29 fev 2012 às 16:48

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informou que mantém o alerta para a entrada do vírus da dengue 4. O sorotipo já foi isolado em dez estados brasileiros, inclusive em São Paulo, que faz divisa com o Paraná.

O den4 não é mais grave que os outros sorotipos identificados no Paraná (den1, den2 e den3), no entanto, se uma pessoa que já teve dengue se contaminar outra vez, aumenta o risco do quadro se agravar. Entre agosto de 2011 e fevereiro de 2012 foram registrados dois casos graves no Estado. Os pacientes foram medicados e passam bem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Atualmente, 87 municípios, dos 263 infestados pelo mosquito Aedes aegypti, estão em situação crítica e a maioria deles começou a apresentar confirmações a partir do mês de fevereiro. O período de maior risco segue até o mês de abril.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dezembro Vermelho

Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina

Imagem de destaque
Porecatu

Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná

Imagem de destaque
Dados do Ministério da Saúde

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença

Imagem de destaque
Preocupante

Chikungunya matou mais até agosto deste ano do que em todo 2023, alerta Fiocruz


De acordo com o novo informe divulgado nesta terça-feira, 28, foram notificados 14.031 casos de dengue no Paraná, sendo que 385 foram confirmados. Destes, 309 são casos autóctones (cuja infecção ocorreu dentro do Estado).


Monitoramento - A Secretaria da Saúde, através das 22 regionais de saúde, vem aplicando os roteiros de supervisão em todos os municípios do Paraná. Com este roteiro é possível identificar se há falhas nas ações de controle do mosquito, na notificação de casos suspeitos e na assistência aos doentes.

Além disso, a Secretaria da Saúde vem monitorado o uso do inseticida (fumacê) nos municípios através de solicitação assinada pelo gestor municipal e encaminhada também ao Ministério Público em cumprimento a resolução 412/2012 de dezembro de 2011.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo