No Paraná, a meta é vacinar 1,3 milhão de pessoas contra a gripe durante a campanha nacional que será realizada de hoje (5) a 25 de maio. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Sezifredo Paz, esse total corresponde a 80% do 1,6 milhão de paranaenses que são público-alvo. Estão no grupo gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde.
A partir deste sábado, 2 mil unidades de saúde terão a vacina à disposição. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios. O superintendente lembra que a vacina reduz a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus Influenza.
Desde 2011, a Secretaria da Saúde do Paraná faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e disponibiliza o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado.
Leia mais:
Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Os estados da Região Sul foram responsáveis por parcela significativa dos casos da influenza A (H1N1) – gripe suína e das mortes provocadas pela doença no país em 2009, quando o Brasil registrou a primeira pandemia dessa gripe.