Nesta terceira fase da campanha de imunização contra a influenza A (H1N1) - gripe suína –, que começa nesta segunda (5) e vai até o dia 23 de abril, a Secretaria de Saúde do Paraná tem a meta de vacinar 80% dos adultos jovens entre 20 e 29 anos residentes no estado, totalizando 1,8 milhão.
Segundo a secretaria, o Paraná segue a tendência nacional, de registros, no ano passado, do maior número de casos da doença nessa faixa etária. Das 289 mortes registradas, 179 foram de pessoas com idade entre 20 a 49 anos.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, José Lúcio dos Santos, por esse motivo os estados da Região Sul reivindicaram ao Ministério da Saúde a inclusão da faixa de 30 a 39 anos no calendário de vacinação. Esse grupo será imunizado no período de 10 a 21 de maio.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Desde o início da vacinação contra a gripe, aproximadamente 645 mil pessoas foram imunizadas em todo o Paraná. Dados da Secretaria de Saúde mostram que a primeira fase da campanha atingiu a meta de 80%, com a aplicação da vacina em 100% dos trabalhadores da saúde e em 92% da população indígena.
Na segunda fase, a adesão da população ficou abaixo da meta em todo Brasil e a campanha foi prorrogada até o dia 23 de abril. No Paraná, 42% das gestantes receberam a vacina até hoje. Entre as pessoas com doenças crônicas, o índice é de 30% e, entre as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, chega a 61% do total esperado.