O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 210 mil doses do medicamento Tamiflu, que é usado para tratar da gripe A. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) já distribui aos municípios doses suficientes para tratar 40 mil pessoas e tem ainda 172 mil em estoque.
A quantidade, segundo Sesa, seria suficiente para atender a demanda de hospitais, pronto-socorros e unidades de saúde referência para o tratamento da doença. O paciente que estiver com sintomas de gripe e precisar do medicamento, terá que apresentar uma prescrição médica em uma das unidades de referência.
Segundo a Sesa, todos os pacientes em que for diagnosticada a gripe receberão o medicamento, independente se for caso de gripe A ou gripe comum. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a distribuição possibilita que o tratamento seja iniciado nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas, período em que o medicamento é mais eficaz.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
"Por isso, todos devem estar atentos aos sintomas. A pessoa deve buscar atendimento médico assim que perceba os primeiros sinais da doença", explicou.