Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde faz operação

Paraná recebe quantidades insuficientes de vacinas

AEN-PR
21 jan 2019 às 13:57

Compartilhar notícia

AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Paraná está fazendo uma operação emergencial para avaliar a situação dos municípios paranaenses com relação às vacinas que fazem parte do PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.


De acordo com o diretor-geral da secretaria, Nestor Werner Junior, o Paraná, assim como outros Estados, está recebendo doses em quantidades insuficientes de quase todas as vacinas do programa. "Um exemplo é o caso da meningocócica C conjugada. A nossa demanda é de 88 mil doses por mês e o ministério envia uma média de 66 mil. Ou seja, uma quantia bem abaixo da necessária", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, a secretaria faz um levantamento minucioso do estoque de cada uma das Regionais de Saúde, para que a nova gestão possa tomar providências. Também ocorre um remanejamento das doses entre as regionais com o objetivo de evitar o desabastecimento e atender a população da melhor forma possível.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doença em alta

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue; Paraná é o terceiro do país

Imagem de destaque
Centro e Zona Oeste

Adolescente e idosa morrem em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Dia da Voz

Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer de laringe, alerta especialista

Imagem de destaque
Idosos de 73 a 90 anos

Paraná registra mais quatro mortes pela dengue com casos no Norte e Noroeste do estado


"Nós estamos atentos a esse problema. Vamos fazer um contato ainda mais próximo com o Ministério da Saúde, do atual governo federal para buscar uma alternativa para essas questões. A população precisa das vacinas e nós vamos em busca de uma solução para esses problemas", afirma o diretor.

Publicidade


OESTE E SUDOESTE - A secretaria já tomou providências com relação à região de Cascavel, onde foi comprovada a falta da vacina meningocócica C. Até o fim desta semana, as Regionais de Saúde do Oeste e de parte do Sudoeste vão receber as doses. Para Cascavel, por exemplo, serão entregues 2.880 doses da meningocócica C, número suficiente para atender a demanda atual. Junto com este lote serão enviadas também 2 mil doses da vacina DTP (contra difteria, tétano e coqueluche).


Para administrar os estoques, a nova gestão da Secretaria de Estado da Saúde vem fazendo um alerta constante para que os municípios preencham corretamente o sistema de informações. Dessa forma é possível fazer o remanejamento da vacina o mais rapidamente possível para evitar o desabastecimento.

"A secretaria lamenta a falta de planejamento do Ministério da Saúde, no governo anterior, pois os reflexos são sentidos por todos os paranaenses", disse o diretor-geral.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo