Pesquisar

Canais

Serviços

- José Fernando Ogura/ AEN
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Imunização

Paraná recebe quase 100 mil doses da vacina para adolescentes com comorbidades

Redação Bonde com AEN
23 set 2021 às 14:23
Continua depois da publicidade

O Paraná receberá 99.450 doses da Pfizer/Comirnaty para vacinação exclusiva de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente no estado, na noite desta sexta-feira (24). O comunicado deste primeiro lote foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (23)

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A pasta federal incluiu os adolescentes sem comorbidades no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e projeta uma pauta específica de doses nos próximos dias. O secretário-executivo disse que deve o País receber cerca de 100 milhões de doses da Pfizer até o final do ano, o que garantirá a cobertura integral dos adolescentes no Estado, ao menos com a primeira dose, até dezembro.

Continua depois da publicidade

Na prática, o Paraná já havia anunciado o início da vacinação dos adolescentes com comorbidades, 

considerando o remanejo da reserva técnica do imunizante pelos municípios, e a liberação da aplicação nos adolescentes em geral de forma escalonada. Agora há um lote específico para esse público.

Em nota, o secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que todos os adolescentes devem ser vacinados, não apenas aqueles com comorbidades ou deficiência e, para isso, a pasta está dialogando com o Ministério da Saúde para agilizar o processo e garantir a cobertura vacinal ao maior número de paranaenses. 

Continua depois da publicidade


Segundo o Ministério, o Estado também vai receber 69.030 doses da Pfizer para reforço dos imunossuprimidos que já fecharam o esquema vacinal há mais de seis meses e 129.870 da Pfizer para D2, além de 55.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz para D2, também nesta sexta.


Com todos esses lotes, desembarcarão no Paraná 353.600 doses. Elas serão enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná e, seguindo o regramento adotado desde o início da campanha de imunização, serão separadas para distribuição às 22 Regionais de Saúde.


Vacinação– O Paraná já aplicou 12.591.699 doses contra a Covid-19, sendo 7.938.292 (D1), 4.331.528 (D2) e 322.619 (DU). Ao todo 53,3% da população adulta já está totalmente imunizada e 94,7% já recebeu ao menos uma dose. Segundo o balanço nacional, 14,8 mil adolescentes de 12 a 17 anos já foram imunizados no Estado.

Continue lendo