O Paraná receberá 216 profissionais, sendo nove brasileiros, 40 intercambistas individuais e 167 intercambistas cooperados nesta terceira fase do Programa Mais Médicos. Nas fases anteriores, o Paraná recebeu um total de 247 profissionais inscritos no programa. Assim, o Estado deve passar a contar com 463 médicos em atividades.
Para todo o Brasil, nesta terceira fase, foram selecionados 2.890 médicos. A maioria são profissionais estrangeiros, sendo 2 mil intercambistas cooperados, que foram contratados por meio do convênio com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e 468 intercambistas individuais, médicos de outras nacionalidades que manifestaram interesse em trabalhar no Brasil, além de 422 profissionais brasileiros.
De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais estrangeiros estão cursando o módulo de acolhimento e avaliação em quatro cidades: Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Guarapari (ES). Depois das três semanas de acolhimento, os profissionais se deslocarão para as capitais dos estados em que vão atuar e ficarão por mais uma semana para conhecer a realidade de saúde local.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Eles começam a atuar entre os dias 6 e 17 de março. Já os brasileiros, começaram a se apresentar aos municípios no dia 3 de fevereiro e têm até esta quarta-feira (12) para iniciar as atividades.