Um novo boletim foi divulgado nesta quarta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde com os casos de gripe no Paraná. Desde o início do ano foram registrados 1019 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) que resultaram em 202 mortes.
Entre os casos confirmados, a maior parte é referente ao vírus H1N1. Do total de notificações de SRAG, 946 casos e 183 mortes estão relacionados ao H1N1. De acordo a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini, esse é o vírus que está em maior circulação no Estado.
"Já tivemos notificações nas 22 Regionais de Saúde do Paraná este ano. Foz do Iguaçu, por exemplo, é município com maior número de mortes por gripe. Até agora, já foram registrados 48 casos e 24 óbitos, todos referentes ao H1N1", diz Júlia.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Em Londrina, foram registrados 61 casos de gripe por H1N1 e 11 mortes.
Campanha
Para evitar que esses números aumentem, o Governo do Estado lançou a campanha ‘Não espalhe a gripe. Espalhe essas dicas’ como mais uma estratégia de enfrentamento da gripe. Além de vídeos nas redes sociais, a Secretaria da Saúde disponibiliza cartazes e panfletos para divulgação dos cuidados necessários para evitar o contágio pela doença.
A campanha dá orientações como lavar as mãos, evitar o contato com quem estiver com a doença, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar, beber muito líquido e manter uma alimentação saudável.
"Contamos com a ajuda da população para que tomem os cuidados necessários e, principalmente, repassem esse conhecimento para outras pessoas, como amigos, familiares ou colegas de trabalho para que possamos interromper a cadeia de transmissão", recomenda Júlia.
Os materiais podem ser retirados na Rua Piquiri, 160 – Rebouças, em Curitiba. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h. Os arquivos também estão disponíveis online. Mais informações pelo e-mail [email protected] pelos telefones (41) 3330 4423/4424.