Mais cinco cidades do Paraná estão com epidemia de dengue, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), sendo um deles Primeiro de Maio, na Região Metropolitana de Londrina. Em Terra Rica, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara também foi constatada epidemia por causa do alto número de casos em relação ao número pequeno de habitantes.
Com mais cinco municípios, já são 11 cidades do Paraná que está com epidemia - dez delas tem menos de 20 mil habitantes. Além das que foram incluídas no último relatório, Quinta do Sol, Peabiru, Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Fênix e Japurá também estão com epidemia.
Das 11 cidades, Paranavaí, no Noroeste, é a que apresenta mais casos, com 1.037 casos, seguida por Peabirú, região de Campo Mourão, com 889 casos confirmados da doença, e São Carlos do Ivaí, que tem 524 casos confirmados, segundo a Sesa. Em Primeiro de Maio, são 57 casos.
Leia mais:
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global
Anvisa atualiza regras sobre o uso dos 'chips da beleza'
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Em todo o Paraná, de acordo com a Secretaria de Saúde, somente em 2013 foram confirmados 3.150 casos de dengue, o que representa 75% de todos os casos constatados pela Sesa desde o início do período de levantamento, em agosto de 2012 (o total do período chega a 4.221).
A explicação da Sesa para o aumento neste ano do número de confirmações de dengue é o clima. Segundo a secretaria, a chuva chegou às regiões com registro de surto de dengue em boas condições para a proliferação das larvas do mosquito transmissor. Outro motivo é o calor, que tem sido forte no Estado desde janeiro.