A Secretaria de Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira (3) o 31º Boletim Epidemiológico, que confirmou mais cinco casos da nova gripe no Estado. Com esses resultados, o Paraná passa a ter 31 casos confirmados.
Dos casos novos, dois estão na região de Curitiba. Um deles é de uma mulher que viajou para os Estados Unidos e apresentou sintomas de gripe quando retornou ao Brasil. O outro é de uma moça que teve contato com um dos casos confirmados na mesma região e apresentou sintomas.
Outros dois casos foram confirmados na região de Ponta Grossa. O último caso foi confirmado na região de Maringá. É um adulto jovem que teve contato com parentes que viajaram para o exterior.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Ambos passam bem e estão em isolamento domiciliar. Para todos os casos já foi realizada a busca ativa de contatos.
A Secretaria informou ainda que monitora 252 casos suspeitos e 34 estão em monitoramento pela Vigilância Estadual. Desde o aparecimento da nova gripe, 121 casos já foram descartados no Estado. A Secretaria da Saúde também reforça que até o momento não há a necessidade de paralisação de aulas ou atividades semelhantes como já ocorre em outros estados, já que não há caracterização de transmissão autóctone e sustentada dentro do Estado, o que justificaria esta tomada de decisão.
Porém alerta a quem chegou do exterior ou teve contato com pessoas vindas de outro país, há menos de 10 dias - e apresentou sintomas de gripe, como febre, tosse e dores no corpo (mialgia) - para que procure a unidade de saúde mais próxima e informe seu quadro clínico/ epidemiológico.