24/11/20
PUBLICIDADE
49 casos suspeitos

Paraná tem possível caso confirmado de coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informam o primeiro provável caso de coronavírus (Covid-19) no Paraná. Um morador de Curitiba, de 54 anos, com quadro clínico de tosse e febre, que retornou da Europa no início de março.

iStock
iStock


Um laboratório particular positivou o exame nesta quarta-feira (11), depois do homem procurar hospital privado, passando em seguida ao isolamento domiciliar.

No entanto, segundo o protocolo e as orientações do Ministério da Saúde, somente após a confirmação pelos laboratórios públicos, como o Lacen do Paraná e a Fiocruz do Rio de Janeiro, é que o resultado passa a ser validado. O material já está sendo encaminhado para a contraprova nas respectivas unidades laboratoriais.

"Vale lembrar que, embora o exame feito na rede privada seja considerado válido, a confirmação passa pelas autoridades sanitárias do Estado e do Município em questão, cumprindo assim o estabelecido pelo MS. Qualquer informação divulgada de forma apressada, atropelando o fluxo oficial, seja por parte de hospitais ou laboratórios, representa um desserviço à população, gerando instabilidade social e à saúde pública", alerta a Sesa em nota.

A Secretaria de Estado da Saúde reitera que está adotando todas as medidas preventivas e de retaguarda, inclusive com a rede pública hospitalar, com mais de 60 estabelecimentos em várias regiões, pronta para atender os casos que venham a ser confirmados.

"O Paraná foi um dos primeiros estados a lançar o plano de ação e contingenciamento para enfrentar a Covid-19, reconhecido pelo próprio Ministério da Saúde como uma referência nacional e um dos melhores do Brasil. Equipes da Sesa estão em alerta, monitorando permanentemente a situação, por meio do Centro de Operações em Emergências (COE), e ressalta o compromisso de informar com total transparência os dados e fatos apurados", conclui.

CASOS DESCARTADOS

A Secretaria de Estado da Saúde descartou sete casos de coronavírus nesta quarta-feira (11). Os suspeitos eram de Cascavel (2), Curitiba (3) e Londrina (2). A pasta também adicionou sete outros suspeitos em: Cascavel (1), Curitiba (4), Foz do Iguaçu (1) e Guarapuava (1). Ao todo o Paraná possui 49 suspeitos.

PANDEMIA

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quarta-feira (11), pandemia de Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias. Pandemia é o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.
AEN-PR
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim da pandemia

Boletim de Londrina cita três mortes e 54 novos casos de coronavírus

23 NOV 2020 às 18h44
Boletim da Sesa

Paraná registra 707 casos e 27 mortes pela Covid-19 nesta segunda

23 NOV 2020 às 17h14
Estudo clínico

Butantan anuncia que testes da CoronaVac chegaram à fase final

23 NOV 2020 às 16h44
Pandemia no mundo

É relatado novo caso de reinfecção de Covid-19 na Coreia do Sul

23 NOV 2020 às 11h40
Tome cuidado!

Objeto pendurado em sacada ou janela pode causar acidente

23 NOV 2020 às 11h04
Revela estudo

Obesidade pode agravar câncer de mama

23 NOV 2020 às 10h16
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados