Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
60 toneladas por dia

Paraná terá programa inédito para destinação de bitucas

Redação Bonde com AEN
24 abr 2013 às 15:32

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Paraná e a Souza Cruz vão promover em parceria uma campanha educativa que orientará o consumidor a não jogar as bitucas de cigarro nas ruas. Segundo levantamento da empresa, o Paraná gera 60 toneladas de bitucas por dia.

Na prática, isso significa que mais um grande gerador de resíduos atendeu ao edital da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que tem o objetivo de garantir a logística reversa dos produtos disponibilizados pelos fabricantes no mercado, conforme prevê a Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O secretário do Meio Ambiente Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, se reuniu nesta terça-feira (23) com representantes da Souza Cruz. "O hábito da maioria dos fumantes de jogar as bitucas de cigarro na rua tornou-se uma preocupação ambiental pois polui parques, praias, ruas e estradas. Toda bituca que vai ao chão com suas dezenas de componentes químicos, cedo ou tarde acabará em um rio e o contaminará", disse Cheida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


O gerente de Sustentabilidade da Souza Cruz, Luiz André Soares, conta que a campanha terá o apoio dos 19,4 mil estabelecimentos comerciais que vendem cigarros fabricados pela empresa, presentes em 100% dos municípios paranaenses. "Eles fixarão nos pontos de venda um adesivo com orientações sobre a destinação correta da bituca. Os adesivos serão entregues até julho desse ano", explicou.


O projeto é inédito no país. A campanha proposta pela empresa fará parte do programa Paraná Sem Lixões, que tem entre suas estratégias o envolvimento do setor produtivo na coleta e destinação final de embalagens e resíduos após o uso.

O Paraná gera 20 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. A quantidade de bitucas de cigarro corresponde a apenas 0,03% disso. Mesmo sob condições favoráveis, uma bituca leva nove meses para se degradar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo