Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Paraná teve 893 casos de suicídio em 2018, diz Sesa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 set 2019 às 16:05
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A data, instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em parceria com a IASP (Associação Internacional de Prevenção do Suicídio), tem o objetivo de trazer uma discussão maior sobre o tema e, principalmente, promover a capacitação, conscientização e sensibilização de profissionais que atuam nos serviços de saúde pública para que estejam aptos a reconhecer os fatores de risco para o suicídio.

"Em muitos casos, é possível se prevenir o suicídio, desde que todos estejam atentos ao problema. É preciso falar sobre o assunto, compartilhar as informações e mostrar que a prevenção é fundamental", afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante todo mês, a Sesa (secretaria estadual da Saúde) está apoiando ações realizadas pelas 22 Regionais da Saúde na programação do Setembro Amarelo, campanha nacional que destaca a prevenção do suicídio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Srag

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todo o país

Imagem de destaque
Leonardo Riella

Comandado por brasileiro, transplante de rim de porco a paciente vivo usou técnica ganhadora do Nobel

Imagem de destaque
Crianças e idosos

Londrina inicia vacinação contra a gripe para crianças e idosos neste sábado


De acordo com a OMS, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo mundo. No Brasil, pesquisa do Ministério da Saúde, de 2016, aponta 11.433 mortes por suicídio.

Publicidade


O que também chama a atenção é a faixa etária: estudos anteriores mostravam, maior incidência pessoas entre pessoas de 70 anos ou mais; hoje o suicídio também está entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos.


"O suicídio é o ato intencional de acabar com a própria vida", afirma a psicóloga Flávia Figel, da Sesa Segundo a profissional, a prevenção do suicídio deve ser feita em rede. "Inclusive, este é o tema da campanha deste ano - Trabalhando Juntos para prevenir o Suicídio. A atenção não deve se limitar apenas aos profissionais da área da saúde; é preciso o envolvimento de todos que estão próximos da pessoa em situação de risco, como professores, amigos e familiares".

Publicidade


Paraná


Dados preliminares de 2018 registram 893 casos de suicídio no Paraná em 2018; 728 pessoas do sexo masculino e 165 do feminino.

Publicidade


Em 2017 foram 773 casos confirmados; em 2016 foram 762 e, em 2015, 715 mortes por suicídio.


O levantamento no Estado mostra que o suicídio prevalece no sexo masculino, nas faixa etárias entre 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e 20 a 29 anos de idade.

Publicidade


"Nossas ações e capacitações na área da saúde mental são permanentes e nossa rede de atenção psicossocial atua em todas as regionais de saúde visando ampliar a assistência desde o acolhimento na rede do SUS. Sabemos que são muitos os fatores de risco para o suicídio e que a prevenção deve levar em consideração, inclusive, aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais; são necessárias medidas de prevenção de todos os âmbitos da sociedade para conseguirmos a diminuição das taxas de suicídio", destaca a coordenadora da Divisão da Saúde Mental da Sesa, Larissa Yamaguchi.


Programação

Publicidade


A campanha Setembro Amarelo está acontecendo em todas as regiões do estado. Na terça-feira (10), e também no dia 11, o Hospital Waldermar Monastier, que faz parte da Rede de Unidades Próprias da Sesa, promove palestra sobre Prevenção ao Suicídio para os profissionais da área, a partir das 13h30.


Na sexta-feira (13), a Universidade Federal do Paraná organiza Roda de Conversa, em Curitiba, sobre o papel da Saúde na Prevenção do Suicídio. O evento faz parte do Seminário de Prevenção do Suicídio, realizado com apoio da Sesa.

Publicidade


A Regional de Saúde de Londrina reunirá profissionais da Atenção Primária e Especializada para debate sobre o tema, em Rolândia, no próximo dia 18.


Nos dias 26, 27 e 28, a Sesa promoverá Mesa-Redonda sobre Prevenção do Suicídio em Paranaguá, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu.


Já realizaram eventos alusivos ao setembro Amarelo: a 6ª. Regional, de União da Vitória, com passeata no centro da cidade; a 7ª. Regional, de Pato Branco, com palestra sobre Valorização da Vida, em Chopinzinho; a 16ª Regional de Apucarana, com encontros promovidos em parceria com o Consórcio Intermunicipal do vale do Ivaí e Autarquia Municipal de Saúde, e 17ª Regional de Londrina, que já promoveu caminhada do setembro Amarelo em Bela Vista do Paraíso.


Durante todo o mês a Secretaria da Saúde do Paraná fará distribuição, por meio das Regionais de Saúde, de material de orientação, com foco para identificação de sinais de alerta para o suicídio, com o objetivo de ampliar e qualificar a informação a população.


Curso


A Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde elaborou, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná e com o médico especialista na área Neury Botega, o Curso de Prevenção do Suicídio, na Modalidade Ensino à Distância. O curso, com duração de 65 horas, está disponibilizado para todo o Brasil com apoio do Ministério da Saúde.


Atualmente tem 8.597 inscritos no Paraná e no Brasil são mais de 36 mil, sendo um dos cursos mais procurados pelos profissionais que atuam na área. O curso é aberto a todos que tenham interesse pelo assunto.


Links para inscrições - Curso Prevenção do Suicídio:


Paraná: http://pr.avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=18

Curso para todo o Brasil: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=277


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade