Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Imunização

Paranaenses acima de 50 anos terão 4ª dose contra a Covid-19

AEN
04 jun 2022 às 13:38
- Sesa/Paraná
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde atendeu pedido da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná para a liberação da segunda dose de reforço (ou 4ª dose) da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos, além de trabalhadores da saúde. A decisão foi formalizada por meio da publicação das Notas Técnicas Nº36 e 37/2022.


O secretário de Estado da Saúde, César Neves, esteve em Brasília e solicitou a readequação da estratégia ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), considerando o aumento de casos de coronavírus e de síndromes respiratórias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A aplicação da segunda dose de reforço do imunizante já está disponível a estes públicos e deve ser administrada respeitando um intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose). A aplicação é organizada pelos municípios. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Oleosidade

Sabonetes enzimáticos auxiliam no controle de filamentos sebáceos na pele

Imagem de destaque
Análise

Atendimentos por telemedicina no Brasil crescem 172% em 2023 após lei que regulamenta saúde digital

Imagem de destaque
Dia do beijo

De herpes à surdez, saiba quais são os riscos do beijo


Segundo dados do sistema nacional, cerca de 4,3 milhões de paranaenses não tomaram a dose de reforço e 1,3 milhão deixaram de fazer a segunda dose convencional (D2). De acordo com o secretário, o imunizante adicional é uma maneira de expandir a proteção e conter casos mais graves da doença.

Publicidade


“A dose extra é ideal para possibilitar uma camada maior de resistência contra o vírus. Embora este seja um período mais acentuado de confirmações de casos, é possível notar como a eficácia da vacina tem contido as complicações e agravamentos da Covid-19 em todo o Estado”, enfatizou o secretário.


Dia D


Programado para o próximo sábado (11), o dia D da vacinação vai reforçar a necessidade de continuação da imunização contra a Covid-19, além de outras doenças, para atualização da carteirinha da população em geral. De acordo com o secretário, a intensificação da campanha é fundamental para ampliar a cobertura vacinal no Estado.


“As pessoas que por algum motivo ainda não completaram seu calendário de vacinação devem comparecer a um posto de vacinação e receber o imunizante o quanto antes. Vacinar é a principal ação no combate à pandemia e é somente pela vacina que seremos capazes de superar esse vírus”, ressaltou César Neves.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade