A prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, decretou situação de emergência na tarde desta quinta-feira (24) por causa da epidemia de dengue que o município enfrenta. A situação de epidemia foi constatada pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa), no último boletim epidemiológico da dengue divulgado na segunda-feira (21).
De acordo com a prefeitura, no município já foram registrados 311 casos confirmados da doença, além de 739 notificações - que são os casos suspeitos - até esta quinta-feira, o que representa aumento de 27% em relação ao boletim epidemiológico da Sesa de segunda-feira. O índice de infestação, segundo a prefeitura da cidade, chega a 6,5%.
O prefeito Rogério Lorenzetti disse que com o decreto de situação de emergência, o poder público local poderá buscar recursos dos governos Estadual e Federal para combater a epidemia e contratar agentes de saúde temporários, sem a necessidade de realizar concursos.
Leia mais:
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos
Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina
Paranavaí é a única cidade em epidemia de dengue que decretou situação de emergência. Outras quatro cidades também estão com surto da doença: Peabiru, com 484 casos confirmados, onde foi registrada a primeira morte por causa da doença, São Carlos do Ivaí, (174), Fênix, (51) e Japurá (48).