Um novo tratamento de doenças da coluna vertebral acaba de chegar a Curitiba. Com franquias espalhadas por todo o país, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) traz um modelo não cirúrgico para tratar patologias como hérnia de disco, protrusão ou degeneração discal, lombar e cervical, instabilidade vertebral, espondilolistese e dores decorrentes da má postura.
Por meio do Programa de Reconstrução Músculo-Articular (RMA), técnica desenvolvida há seis anos pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, o ITC Vertebral alia a fisioterapia manual à alta tecnologia. Seu grande diferencial são as mesas de tração eletrônica e de flexão e descompressão, importadas dos Estados Unidos e exclusivas no Brasil. Os aparelhos dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, realizando um tratamento indolor e eficaz.
Durante cerca de dois meses e aproximadamente 26 sessões, os pacientes passam pelas seguintes fases:
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Fisioterapia Manipulativa: utilizada em todas as sessões, permite que o deslizamento das vértebras tenha uma amplitude suficiente para evitar qualquer lesão à articulação. O procedimento ameniza a dor e o espasmo muscular, aumentando a mobilidade dos tecidos moles.
Mesa de tração eletrônica: utilizada desde a fase aguda da dor, promove o aumento dos espaços intervertebrais da coluna lombar e cervical. Possui cintas de contato circunferenciais, que se ajustam ao corpo de cada paciente enquanto ele está deitado.
Mesa de descompressão dinâmica: possibilita ao fisioterapeuta o total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral. Permite movimentos como flexão, extensão, lateroflexão e rotação. O tratamento é confortável, preciso e proporciona a abertura entre articulações da coluna.
Estabilização vertebral: técnica para fortalecer músculos profundos e melhorar o grau de estabilidade vertebral. O principal objetivo é a reaprendizagem da contração dos músculos do abdômen, para evitar que o paciente jogue todo o seu peso para a coluna.
A fase de exercícios de musculação também faz parte do Programa. Recomendados em diferentes níveis, de acordo com as condições físicas do paciente, eles promovem o fortalecimento muscular e a melhora da postura, evitando que as lesões e dores na coluna reincidam .
Serviços - Em Curitiba, a franquia exclusiva do ITC Vertebral está a cargo do fisioterapeuta e especialista em ergonomia Giuliano Martins e da fisioterapeuta especialista em RPG, Ana Paula Forti Martins (com Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral - ITC Vertebral).