Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Parques poderão ter cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida

Redação Bonde com CMC
21 mai 2015 às 08:45

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (18), projeto de Beto Moraes (PSDB) que obriga a disponibilização de cadeira de rodas nos parques e demais equipamentos públicos de lazer e de cultura localizados em Curitiba. A proposta altera a lei municipal 14.198/2012, que já prevê a presença do item nas escolas públicas e privadas da capital (005.00113.2015).

De acordo com o texto, a cadeira de rodas deve estar disponível em local de fácil acesso, tanto para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida quanto para o cidadão temporariamente impossibilitado de caminhar. Segundo Moraes, a alteração na lei surgiu a partir da dificuldade de um grupo da terceira idade que passeava no Zoológico de Curitiba e sentiu a necessidade do equipamento para ajudar na locomoção de uma pessoa debilitada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"As cadeiras já estão disponíveis em vários locais, como supermercados e postos de saúde. Por isso, propomos a disponibilidade deste item em espaços de lazer", completa o autor. Se aprovado e sancionado o projeto, a lei entrará em vigor na data de publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Tramitação

Com a leitura no pequeno expediente de uma sessão plenária, o projeto começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, ele segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo