Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Especialistas apontam

Passar muitas horas assistindo TV pode alterar o funcionamento cerebral

Redação Bonde
04 dez 2015 às 15:53
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sabe quando alguém fala que assistir TV 'emburrece' as pessoas? Pois é, foi o que um estudo norte americano concluiu. Segundo os estudiosos, passar muitas horas em frente à televisão pode alterar o funcionamento cerebral.

Para chegar a estar conclusão, os especialistas analisaram os dados de 3247 adultos com entre 18 e 30 anos. O grupo tinha homens e mulheres e envolvia pessoas brancas e negras. As pessoas foram estudadas por 25 anos (entre 1985 e 2011), respondendo a questões sobre seus hábitos como o tempo que passavam vendo TV e a quantidade de exercícios que praticavam. As pessoas respondiam esses questionários a cada dois a cinco anos, dentro desse período.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Depois os especialistas traçaram perfis. Por exemplo, pessoas que tinham um padrão constante de assistir mais de três horas de televisão ao dia em mais de dois terços das entrevistas deste período, foram consideradas dentro de um padrão de alta exposição à TV.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos



Por fim, essas pessoas foram avaliadas cognitivamente através de três tipos de testes que avaliavam de formas diferentes a memória, as funções executivas e flexibilidade de tarefas.


O que os especialistas perceberam é que os pacientes que viam mais televisão, de acordo com os perfis traçados, tiveram performances cognitivas. Quando comparando quem via muita TV e fazia pouca atividade física com as pessoas que tinham hábitos opostos, os primeiros tinha duas vezes mais chances de apresentarem resultados piores. E o desempenho fraco estava totalmente relacionado a um funcionamento mais lento do cérebro.

Para os especialistas, no entanto, mais estudos são necessários para entender por que essa relação acontece. Mas vale lembrar que passar muito tempo sentado diante da TV e se exercitar pouco leva a diversos problemas de saúde físicos, como diabetes tipo 2, risco mais elevado de doenças cardiovasculares e obesidade.
(com informações do site Minha Vida)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade