O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter o nível de pandemia para a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o órgão, há a constatação de queda de casos da doença em alguns países, mas há também indícios de alto nível de transmissão no Oeste da África.
A OMS expressou preocupação diante da proximidade com o inverno no Hemisfério Sul e de possíveis aumento da transmissão do vírus Influenza H1N1 no período. Segundo o comitê, é prematuro concluir que todos os países já vivenciaram picos de transmissão da gripe suína. "É preciso mais tempo e mais informação para se modificar o status de pandemia", afirmou em nota.
O comitê deve voltar a se reunir em algumas semanas para rever o desenvolvimento da doença com base em informações epidemiológicas mais atualizadas.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
As recomendações apresentadas pela OMS, por enquanto, são para que os países não fechem suas fronteiras ou façam qualquer tipo de restrição ao tráfego internacional, que a fiscalização seja mantida em relação a casos de gripe e pneumonia severa e que as pessoas evitem viajar se estiverem doentes.