Pesquisadores japoneses descobriram que cerca de 10% de alunos do ginásio podem estar sofrendo de um tipo severo de problema de visão para enxergar de longe, conhecido como alta miopia.
Uma equipe da Universidade de Keio fez um levantamento com 1.416 crianças que frequentam o ensino básico e o ginásio em Tóquio. A pesquisa revelou que 76,5% dos alunos de ensino básico e 94,9% dos alunos do ginásio têm miopia.
Entre o grupo de alunos do ginásio, pelo menos 9,9% apresentaram a alta miopia, sendo incapazes de ver com clareza objetos posicionados a mais de 17 centímetros de distância.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A alta miopia pode estar relacionada a um alto risco de descolamento da retina e a doenças que podem levar à cegueira.
Os pesquisadores afirmam que o número de casos de miopia está aumentando à medida em que crianças participam cada vez menos de atividades ao ar livre. Especialistas estimam que 4,8 bilhões de pessoas possam desenvolver a miopia até 2050, e que 940 milhões de pessoas possam ter alta miopia.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) manifestou preocupação com as projeções para o futuro.
O professor Kazuo Tsubota, que liderou a equipe de pesquisadores, declarou que este é um problema alarmante e que deve ser enfrentado nacionalmente.