Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais!

Pesquisa sugere adoção do 'fist bump' como alternativa ao aperto de mão

Gabriel Alves - Folhapress
11 mar 2020 às 10:31
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo publicado em 2014 por pesquisadores da Universidade Aberystwyth, no Reino Unido, fez uma curiosa análise de formas de cumprimento com as mãos a fim de entender quais delas transmitem mais patógenos (como bactérias e vírus).

Já se sabia há tempos que uma das principais formas de transmissão de germes é pelo contato físico com pessoas infectadas, mas não havia um experimento que fizesse a comparação entre as diferentes modalidades.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A referência é o aperto de mão moderado, marcado como 100%. Em relação a ele, um aperto de mão vigoroso chega a transmitir o dobro de bactérias (o teste foi feito com bactérias E. coli não patogênicas).

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Um "high-five", cumprimento com as mãos espalmadas, transmite um pouco menos. Por fim, um soquinho, ou "fist bump", transmite apenas uma pequena fração das bactérias, menos de um quarto do cumprimento-referência.

Publicidade


A conclusão é que, além do tamanho da superfície de contato, a duração do cumprimento e a força empregada também influenciam no espalhamento dos micróbios causadores de doenças.


Os cientistas alertam que outras variáveis podem atuar na transmissão: partes diferentes da mão podem abrigar micróbios distintos e em diferentes quantidades; a localidade pode influenciar no tipo de germes a serem transportados, assim como a profissão; e os hábitos de higiene têm um papel crucial nisso, por motivos óbvios.

Publicidade


"Embora tenhamos investigado a transferência de uma bactéria não patogênica, seriam esperados resultados semelhantes para outros microrganismos patogênicos (incluindo vírus como o influenza), alguns dos quais são muito custosos em termos humanos e econômicos. ["¦] É improvável que uma saudação sem contato possa suplantar o aperto de mão; no entanto, para melhorar a saúde pública, incentivamos a adoção adicional do 'fist bump' como uma alternativa simples, gratuita e mais higiênica ao aperto de mão", escrevem os pesquisadores no artigo.


Em tempo de coronavírus, é uma dica de ouro.

Curiosamente, nesta terça-feira (10), o primeiro ministro holandês, Mark Rutte, advogou pela suspensão dos apertos de mão. Ele, contudo, logo esqueceu da regra que acabara de estipular e deu a mão a Jaap van Dissel, chefe do Instituto Nacional de Saúde Pública e Ambiente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade