A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 5,48% o teto de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares (firmados por pessoas físicas), com ou sem odontologia, contratados a partir de janeiro de 1999 - os chamados planos novos. O reajuste incide sobre cerca de 6,2 milhões de consumidores, ou seja, 12,9% do total de 48,2 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil. O índice deverá ser publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira, 2.
Este é o primeiro reajuste nos preços dos planos após a inclusão pela ANS de cerca de 200 novos procedimentos ao rol de cobertura obrigatória dos planos e, por isso, vinha sendo reivindicada pelas empresas.
O reajuste autorizado pela ANS será aplicado aos planos novos (a partir de janeiro de 1999), contratados por pessoas físicas. Os planos só poderão ser reajustados de acordo com a data de aniversário de cada contrato. Só será permitida retroatividade máxima de dois meses. A relação dos reajustes autorizados está disponível na página da ANS e é permanentemente atualizada.