O Plantão Sorriso, organização que leva a alegria do palhaço para crianças internadas em hospitais de Londrina e região, comemora 20 anos de atividade em 2016. Criado em Londrina em 1996, o Plantão Sorriso está presente nos seguintes hospitais: Hospital Universitário (HU), Hospital Evangélico, Hospital Anísio Figueiredo (Zona Norte), Instituto de Saúde do Paraná (Zona Sul), Hospital Infantil, Hospital do Câncer de Londrina e Hospital Cristo Rei em Ibiporã.
Em 1998, a sua atuação foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Londrina e pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que lhes concedeu os títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual. Em 2015 o Plantão Sorriso foi o primeiro projeto cultural a receber a Medalha Ouro Verde da Câmara Municipal, em reconhecimento ao trabalho realizado.
Nestas duas décadas de atuação, o trabalho do Plantão Sorriso contabiliza 470 mil atendimentos bem humorados junto a crianças enfermas. Para garantir a continuidade do trabalho e a excelência na qualidade dos atendimentos, o Plantão Sorriso contrata e treina atores para a atuação e para isso, conta com os patrocínios do Promic e Ministério da Cultura, Triunfo Econorte, Furgão Ibiporã, Teixeira Marques e Unimed.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
A atual equipe do Plantão Sorriso é composta pelos atores Aneliza Paiva, Gerson Bernardes, André Demarchi, Tiago Marques, Juliana Galante e Tonho Costa. "O Plantão Sorriso é o primeiro grupo do sul do Brasil a realizar essa atividade. Toda semana e em dias agendados, estamos presentes nos hospitais. Acredito que o nosso desafio para os próximos 20 anos é manter a qualidade e aperfeiçoar o trabalho", avalia a presidente da organização, Emilia Miyazaki.
Novos olhares
Para comemorar seu aniversário, o Plantão Sorriso volta-se para o ambiente onde atua e, em parceria com a Unimed Londrina, está realizando um workshop sobre humanização com profissionais de dois hospitais de Londrina. "O curso usa a nossa experiência como palhaços de hospital para despertar um novo olhar junto aos profissionais de saúde. Vivenciar e refletir sobre a humanização, sob a ótica do palhaço", explicam os coordenadores do projeto Aneliza Paiva e Gerson Bernardes.