Nesta segunda-feira (11) o médico plantonista César Augusto Calderaro foi surpreendido por uma notificação da Corregedoria da Secretaria Municipal de Saúde. Na próxima quinta-feira (14) ele deverá prestar depoimento a uma sindicância aberta para averiguar uma denúncia envolvendo a autarquia. O conteúdo e o motivo da convocação não foram revelados, o que causou estranhamento. "No meu entendimento, a medida é irregular, já que não terei 15 dias para me preparar, o que é legal, e não poderei ter contato com a denúncia. Não estou tendo nenhum direito", argumentou em entrevista à rádio CBN Londrina.
Vários médicos plantonistas, além de auxiliares de enfermagem e coordenadores de postos de saúde, foram notificados. A maioria não quis gravar entrevista por teme represálias. O médico César Augusto Calderaro, por exemplo, comprou briga com a administração municipal no ano passado por se recusar a deixar os plantões na UBS do conjunto União da Vitória (zona sul), quando a prefeitura pretendia terceirizar o serviço.
Além disso, vários profissionais denunciaram ao Conselho Municipal de Saúde e à imprensa vários problemas estruturais, além da falta de remédios e de equipamentos nos postos. "Até agora não foi resolvido nada. A sindicância pode estar relacionada às denúncias", ressaltou Calderaro.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Os profissionais têm medo de que as informações colhidas, através da sindicância, sejam usadas contra eles no futuro. O corregedor Alexandre Tramin informou que por se tratar de uma investigação todos são tratados como depoentes. Ele disse também que o teor da apuração será mantido em sigilo até que se defina se será necessário abrir um processo administrativo. (com informações da rádio CBN Londrina)