Em todo o planeta, a pneumonia é uma das principais causas de morte de idosos e crianças - dois milhões a cada ano. No Brasil, a doença atualmente está entre as cinco maiores causas de internação, são quase um milhão ao ano, e óbito. Além disso, pessoas com doenças que levam ao comprometimento do sistema imunológico, como o câncer, a AIDS e o diabetes, também estão mais expostas ao risco, assim como os fumantes.
O diretor da comissão de infecções respiratórias da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), dr. Mauro Gomes, ressalta que muitas mortes seriam evitadas, se os casos fossem diagnosticados precocemente para que os pacientes recebessem o tratamento adequado. "As pneumonias são tratadas com o uso de antibióticos e, quanto mais rápido este for iniciado, menor o risco de complicações".
A pneumonia é uma doença infecciosa que agride o pulmão, mais especificamente, os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. É causada por uma grande variedade de bactérias que penetram no pulmão, enchendo os alvéolos de pus e muco. Impede que o oxigênio alcance o sangue, fazendo com que as células do corpo não funcionem adequadamente. A pneumonia é muitas vezes fatal.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Principais sintomas
• Febre e suor intenso
• Calafrios e tremores
• Falta de apetite
• Dor no peito que piora com a respiração, em crianças maiores
• Tosse com catarro esverdeado, marrom, ou com raias de sangue
• Respiração ofegante, gemência e prostração
• Aceleração do pulso