Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conscientização

Polícia Civil faz campanha de alerta sobre dengue no Litoral

AEN-PR
27 dez 2019 às 16:02
- Fabio Dias/PCPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está distribuindo panfletos explicativos nas sedes do Litoral do Estado. A ação faz parte da campanha de combate a dengue no Paraná. O objetivo é incentivar a população a eliminar criadouros do mosquito que transmite a doença.

Além da distribuição do material preventivo, os policiais civis que trabalham na Operação Verão Maior estão estimulando pessoas a aderir à campanha contra a dengue, mobilizando veranistas a proteger suas casas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As orientações são: limpar locais que possam ter foco do mosquito, observar ralos, calhas, caixas d’água, pneus, garrafas e suas tampas, latas, potes, pratos de vasos de plantas e demais objetos pequenos que acumulem água e o mosquito tenha capacidade de colocar ovos e se tornar um criadouro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


O MOSQUITO

Publicidade


O mosquito é pequeno e silencioso, se reproduz espalhando ovos em locais onde tem água parada. Seus ovos são resistentes, nascem em uma semana e vivem até trinta dias. Atacam no início da manhã ou no fim da tarde.


A DOENÇA

Publicidade


A dengue é uma doença muito grave podendo causar a morte. Os sintomas são: febre alta, dor de cabeça muito forte, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, tonturas, náuseas, vômitos, cansaço e dor nas articulações. Os sinais de que a doença já está em estágio avançado e com muita gravidade são fortes dores abdominais, sangramento no nariz, gengiva e boca seca. Se estes sintomas forem detectados, a pessoa deverá procurar ajuda imediatamente.


TRANSMISSÃO

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o qual é responsável pela transmissão de três doenças: dengue, zika e chikungunya.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade