A população da região de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado, pode utilizar a partir desta sexta-feira (13) a unidade reestruturada do programa Farmácia do Paraná. Está é a nona unidade entregue e o principal objetivo das mudanças é acolher melhor os pacientes, além de aprimorar as condições de armazenamento e distribuição de medicamentos.
"O Programa Farmácia do Paraná abrange todo o processo de assistência farmacêutica, mas o grande foco é a melhoria da atenção ao paciente num espaço acolhedor e digno", disse diretor-geral da Secretaria da Saúde, Rene Santos, que inaugurou a unidade. Ele lembrou que o projeto é um dos programas estruturantes da saúde e tem o desafio de readequar todas as farmácias das 22 regionais de saúde.
Já foram inauguradas as farmácias de Guarapuava, Pato Branco, União da Vitória, Apucarana, Cascavel, Toledo, Telêmaco Borba e Londrina.
Leia mais:
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, agradeceu o apoio do Governo do Estado para melhorar o sistema de saúde do Paraná e anunciou a doação de um terreno municipal para a construção do Centro de Especialidades da região. "A parceria com o Estado vai trazer avanços não apenas para a população de Jacarezinho, mas para toda a região. Por isso, fazemos questão de oferecer um terreno que possa abrigar o Centro de Especialidades e o novo hemonúcleo da 19a Regional de Saúde", informou o prefeito.
MEDICAMENTOS - A Farmácia da 19a Regional de Saúde atende 3,3 mil pacientes cadastrados de 22 municípios e movimenta cerca de R$ 5 milhões ao ano em medicamentos. O Governo do Estado investiu R$ 32 mil na readequação da unidade, entre equipamentos e mobiliário.
Segundo a diretora do Departamento de Assistência farmacêutica, Deise Regina Pontarolli, as farmácias têm a atribuição de gerenciar toda a distribuição de medicamentos na região, inclusive os da assistência básica, adquiridos pelo Consórcio Paraná Saúde para distribuição municipal. Com financiamento municipal, estadual e federal, 393 municípios paranaenses adquirem medicamentos básicos através do consórcio.
"Com a readequação das farmácias, além de melhorar as condições de atendimento aos pacientes, investimos na segurança de armazenamento e distribuição dos medicamentos aos municípios atendidos", informou Deise.
Ela lembrou que os pacientes cadastrados nas Farmácias do Paraná são aqueles que precisam do uso continuo de medicamentos, utilizados para tratamento de doenças crônicas, como hepatipes, Parkinson, Alzheimer, entre outras. "Essas pessoas estão fragilizadas e precisam de atenção especializada para que tenham uma resposta terapêutica adequada. Não é apenas entregar uma caixa de remédios, mas ouvir e orientar o tratamento", finalizou.