Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medicamentos e insumos

Postos de saúde sofrem com a falta de 37 itens em Londrina

Redação Bonde com CML
03 abr 2015 às 15:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os vereadores da Comissão de Seguridade Social do Legislativo Londrinense querem providências urgentes da Secretaria Municipal de Saúde para resolver os problemas gerados pela falta de medicamentos e outros insumos necessários ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Segundo levantamento do Legislativo, os postos sofrem com a falta de 37 itens básicos.

Gustavo Richa (PHS), Lenir de Assis (PT) e Vilson Bittencourt (PSL), respectivamente presidente, vice e membro da Comissão de Seguridade Social da Câmara, cobram, ainda, redução das filas de espera para consultas nas áreas de ginecologia, cardiologia, pediatria e ortopedia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A série de problemas foi apresentada na quinta-feira (2) ao secretário de Saúde Mohamad El Kadri, diretores do órgão, e a fiscal do Sistema Único da Saúde (SUS) em Londrina, Juvira Cordeiro. Segundo o vereador Vilson Bittencourt, os integrantes da comissão foram procurados por munícipes descontentes com a demora na realização de determinados procedimentos, além da falta de medicamentos e outros insumos necessários ao funcionamento das unidades de saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


"Conversamos com o secretário sobre os inúmeros os problemas que o setor enfrenta no atendimento à população e ele nos acenou com uma nova reunião para discussão de item por item das reivindicações apresentadas pela população na próxima semana", disse o vereador. E completou : "Muitos problemas podem estar relacionados à centralização das compras, situação que será avaliada pela secretaria. Queremos descobrir onde está o gargalo", afirmou Bittencourt.

Publicidade


A conselheira da Saúde que também ocupa a função de fiscal do Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina, Juvira Cordeiro, entregou a lista com os 37 itens que estão em falta nas unidades, relacionando desde remédios até materiais para pequenas cirurgias e equipamentos de trabalho. "Um dia desses, um cidadão amputado chegou na UBS e não havia gaze para curativo. O enfermeiro teve que rasgar um lençol para fazer o procedimento. Na outra UBS a equipe de Odontologia está indo trabalhar, mas não atende a população porque falta anestésico e outros materiais. Temos que encontrar a solução para estes problemas", disse Juvira.


Secretaria busca soluções - O vereador Gustavo Richa e a vereadora Lenir de Assis também cobraram do secretário empenho do órgão na redução das filas de consultas e cirurgias de ortopedia, cujo problema se agravou em 2013 com a suspensão do convênio com o Hospital Ortopédico. Neste caso, Mohamad informou que até o final de abril será instalada uma nova sala no centro cirúrgico no Hospital da Zona Norte para realização de cirurgias nesta área pelo SUS.

Com relação a recorrente reclamação da falta de médicos, Mohamad El Kadri anunciou que a equipe da secretaria prepara novo concurso público que será realizado até o meio do ano. Já quanto a falta de medicamentos o secretario pediu uma relação completa aos vereadores e à conselheira, para que a equipe do órgão faça um levantamento e possa apresentar as justificativas para os problemas de reposição, durante nova reunião do grupo agendada para a próxima sexta-feira (10), às 9h, na Câmara de Vereadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo