Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre adolescentes

PR: estudo identifica riscos de doenças cardiovasculares

Redação Bonde com PUC-PR
17 abr 2013 às 11:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto realizado em 124 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais, irá identificar os riscos de doenças cardiovasculares entre 75 mil estudantes de 12 a 17 anos. Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Paraná o ERICA acontece em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR).

O objetivo é fazer um retrato da situação de saúde e identificar os riscos que o adolescente brasileiro está exposto, considerando toda a diversidade cultural e econômica do país. A partir dos dados coletados, poderão ser realizados inúmeros projetos complementares. Eles servirão de subsídio para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde para o adolescente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A equipe da PUCPR irá coletar os dados de seis mil adolescentes do Paraná, em 61 escolas localizadas em Curitiba e Região Metropolitana, Paranaguá, Ponta Grossa e Londrina. Cada participante irá responder a um questionário que busca levantar informações sobre hábitos de alimentação, de atividade física, dados sobre a saúde, entre outros. Irão auferir a pressão arterial e
realizar exames de sangue. Os pais dos adolescentes responderão a um questionário específico que tem o objetivo de identificar o histórico de doenças do próprio filho e familiares. O contexto e o ambiente escolar serão avaliados pelo diretor da escola.

Leia mais:

Imagem de destaque
Até julho, 544 atendimentos

Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres

Imagem de destaque
Análise

Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente

Imagem de destaque
Novos dados

Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos

Imagem de destaque
Escassez

Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas


Antes de realizar a coleta de dados, os pesquisadores visitarão cada escola para fazer a sensibilização dos diretores, alunos e professores. Todos os adolescentes deverão ter o consentimento dos pais para participar. No dia 2 de maio começam as avaliações individuais. Ao todo, três equipes, compostas por profissionais contratados, farão o trabalho de campo.


O estudo, no Paraná, é coordenado pelo médico cardiologista e pesquisador da PUCPR, José Rocha Faria Neto, e é parte da pesquisa de Doutorado da pesquisadora Vivian Rezende. A coordenação geral do ERICA é do professor da UFRJ, Moyses Szklo, e a coordenação executiva da pesquisadora da UFRJ, Katia Vergetti Bloch. Toda a coleta de dados do Paraná deve ser finalizada até outubro deste ano. A previsão, é que o trabalho final seja concluído no final de 2014.

O ERICA conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Agência Brasileira da Inovação - Finep, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo